Topo

Débora Garofalo

7 livros para te inspirar a inovar na Educação

ECOA

01/01/2020 04h00

O ano de 2020 abre um novo momento em que cada vez mais viveremos um avanço tecnológico que inclui linguagem computacional, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), além de contemplar o "learning by doing", ou seja, aprender por meio da experimentação, projetos, vivências e mão na massa.

Apesar de todo esse mundo novo, algo que prevalecerá cada vez mais forte são as relações humanas, o contato com o outro, habilidades e competências essenciais.

Sem dúvida a escola é o lugar para se cultivar, vivenciar, aprender, errar e testar novos caminhos. E pensando que o início de um ano é sempre uma oportunidade de fazer diferente, de repensar novos caminhos, que tal inovar em sala de aula? Reunimos algumas indicações de livros para você professor se inspirar, ousar e inovar na educação. Vamos lá?

1. Gamification: como criar experiências de aprendizado engajadoras
A autora Flora Alves aborda o potencial da gamificação no aprendizado. O livro é bem didático, passando por todos os pontos e elementos importantes dos jogos e da gamificação, inclusive alertando casos em que ela não é indicada.

2. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação
Os autores Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, e Fernando de Mello Trevisani reuniram resultados de experimentações sobre o ensino híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, inspirando a desenvolver aulas personalizadas.

3. Gamificação na educação
Dividido em dez artigos escritos por diferentes especialistas na área, o e-book, organizado por Luciane Maria Fadel e outros educadores, aponta os diálogos possíveis entre a gamificação e a educação, além de ressaltar as potencialidades desse encontro. O livro é de conteúdo livre e está disponível gratuitamente para download.

4. Novas tecnologias e mediação pedagógica
O autor José Manuel Mora aborda a mudança no papel do professor em um contexto de sociedade globalizada e informatizada, assim como as discussões da sua atuação visando uma mediação pedagógica.

5. Internet das Coisas: introdução a prática
A obra é do autor Paulo Coelho e aborda como a Internet das Coisas (IoT) chegou e está presente no cotidiano. Ele descreve os vários aspectos tecnológicos e funcionais e como estes se podem implementar em pequenos projetos de IoT, para que computadores, máquinas, pessoas, animais ou objetos possam comunicar sem qualquer intervenção humana. A obra traz exemplos práticos de protótipos que podemos facilmente montar em casa e com explicações passo a passo.

6. Scratch: um jeito divertido de aprender programação
Neste livro, Helton Varela tem como objetivo proporcionar aos estudantes, educadores e aos curiosos o primeiro passo no mundo da programação por meio do "Scratch" (software livre). O livro aborda a criação de um jogo de labirinto do início ao fim, ao longo do qual serão abordados os conceitos básicos em programação, de maneira simples divertida e didática.

7. O dilema da novação
O livro foi produzido por Clayton Christensen e recomendando por Steve Jobs. Discorre sobre uma inovação disruptiva ao abordar dilemas através da inovação para alcançar novos caminhos. A obra é pautada no mundo do mercado, mas reflete o olhar que temos que ter para inovação para a vida.

Excelentes leituras!

Um abraço.

Sobre a Autora

Débora Garofalo é formada em Letras e Pedagogia e mestranda em Educação pela PUC-SP. Professora da rede pública de São Paulo, realizou trabalhos transdisciplinares envolvendo robótica com sucata e animações. Hoje é assessora especial de tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de SP. Foi vencedora do Prêmio Professores do Brasil na temática Especial Inovação na Educação e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.

Sobre o Blog

Com foco em educação criativa, traz dicas e insights sobre como driblar obstáculos de falta de estrutura, tempo e material para encantar alunos e alunas na sala de aula.